O Silêncio Perpetua os Espaços | Paulo Marçalo

[...] A sua escrita é o desfragmentar do Ser - emoção e acção - que se reinventa em cada palavra para se erguer na construção silábica, a Sua.
Uma procura pela luz, como apaziguadora de uma constante procura de si, pelos outros que passam... para escapar a uma massificação que o sufoca, permitindo-se uma Religiosidade latente e uma Liberdade que assenta na Democracia como premissa de Vida.

Como diz o Poeta, o Espírito é o que revelamos ao mundo, a forma como a nossa Alma transparece, sendo esta o ideal de perfeição a que aspiramos, guardando-a em nós, e que acrescento, afirmando que construída por memórias do que somos... tal em Santo Agostinho que da cópula da Vida - ente e mundo - encerramos na memória os afectos, experienciando-os na Alma, numa permanente recordação, em gozo e êxtase, sendo o Espírito a Memória!
[...] Assim, quando o lemos, a permanência é real porque essas memórias, emoções no quotidiano passado e presente, não se recordam ou revolvem, antes estão! Existem, vivem e revivem em cada palavra, em cada metáfora, em cada alegoria!
E sempre...
Pela compaixão de enfermos infantes,
Férreo é o gesto, que refreia horizontes,
Esculpindo a porfia na pedra do olhar,
Fecunda tormenta, perene sonhar!...
... esta busca pela ideia original de uma religiosidade que assenta na Fraternidade, rumo à Felicidade a que aspira, qual Homem do Mar que enfrenta a tormenta, desafia a lonjura e ama o para além, talvez de mim, de nós...
Esta enigmática prática poética que se insurge contra a monotonia e a desordem instalada, contra a injustiça e o esquecimento, é, para mim, inspirada por um dos momentos de amor e cumplicidade de Zeus com Mnemosine, quiçá do qual Erato, musa virgem, aparece neste livro em cuja lira se ouve o eco do Poeta, Espírito, e de cada rosa, da sua coroa, exalam perfumes de memórias, Alma, que nos reclamam.
Do Prefácio de J. M. Vieira Duque

17,00 €

2021 | URGE A POESIA   
           FEIRA EDITORIAL DE POESIA

Primeiras edições, edições especiais, destaques literários, entre outras iniciativas. Descubra aqui o livro que procura! 

ONDE NOS ENCONTRAR

Praça Dr. António Breda, 4
3750-106 Águeda
(+351) 234 623 720 | (+351) 913 333 000
conservador.museu@fundacaodionisiopinheiro.pt

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora